Disco perdido do Deftones vaza na internet após 18 anos

O suposto vazamento de Eros, álbum considerado “perdido” na discografia do Deftones, reacendeu uma antiga discussão entre os fãs da banda. Afinal, é correto ouvir um material que o próprio grupo decidiu arquivar?
Ao total, 11 músicas atribuídas às sessões de gravação do disco apareceram na internet nesta segunda-feira (22) em um fórum de discussão, acompanhadas também por demos relacionadas ao nono álbum da banda, Ohms, lançado em 2020.
O vazamento trouxe de volta à tona um dos capítulos mais delicados da trajetória do grupo de Sacramento, na Califórnia (EUA), marcado por mudanças internas e pelo grave acidente que envolveu o baixista Chi Cheng.
O Deftones começou a trabalhar em Eros na primavera de 2007, quando o projeto ainda era planejado como o sexto trabalho de estúdio da banda. O título provisório foi anunciado em janeiro de 2008 e, em abril daquele ano, o grupo entrou em estúdio com o produtor Terry Date, responsável pelos quatro primeiros discos da carreira.
As gravações, porém, foram interrompidas em novembro de 2008, após Chi Cheng e sua irmã sofrerem um acidente de carro em Santa Clara, também na Califórnia. O músico ficou em coma em decorrência do acidente, e o episódio afetou profundamente a banda, que decidiu interromper temporariamente o trabalho no álbum.
Arquivamento das gravações de Eros
Em julho de 2009, o Deftones anunciou que Eros seria arquivado por tempo indeterminado. Em vez de concluir aquele material, o grupo optou por iniciar uma nova fase criativa com o baixista Sergio Vega, que substituiu Cheng nas atividades da banda. A mudança resultou na concepção de Diamond Eyes, lançado em 2010 como um disco que representou uma retomada artística e emocional para o grupo.
Apesar de nunca ter sido oficialmente lançado, Eros permaneceu como um dos projetos mais comentados pelos fãs. Em 2014, para marcar um ano da morte de Chi Cheng, ocorrida em 13 de abril do ano anterior, o vocalista Chino Moreno divulgou no YouTube a faixa “Smile”, uma das músicas das sessões do álbum. A gravação, no entanto, foi rapidamente removida pela gravadora Maverick.
Anos depois, Moreno voltou a falar sobre o disco e indicou que dificilmente o material seria finalizado. Em entrevista ao The Guardian, ele explicou que recuperar as gravações significaria revisitar um período difícil da história da banda (via Loudersound):
Sempre nos perguntam sobre ‘Eros’. Muito provavelmente, ele nunca verá a luz do dia. Isso envolveria voltar àquela época, resgatar coisas inacabadas e, de alguma forma, finalizá-las. ‘Dallas’ é a única música que estava perto de ficar pronta.”
Em outras conversas, como a concedida ao The Independent em 2016, Moreno revelou que não tinha uma visão totalmente positiva sobre o material gravado:
Musicalmente, estava provavelmente 75% a 80% pronto, e as letras estavam mais ou menos na metade do caminho, mas, honestamente, eu não estava muito satisfeito com o material que tínhamos. Algumas das músicas deixavam um pouco a desejar.”
Disco perdido do Deftones vazou na internet
Segundo informações divulgadas pelo siteThe PRP, as faixas que teriam vazado apresentam títulos provisórios como “Destiny”, “Brenda”, “Melanie”, “Smile”, “Margot”, “Candy”, “Sable”, “Electra”, “Trempest”, “Diamond” e “Briana” – esta última, inclusive, é justamente a que foi chamada por Chino de “Dallas”.
Como não se tratam de versões finais, o conteúdo gerou uma reação dividida entre os fãs da banda. Caso queira ouvir, o link segue disponível no SoundCloud até o momento de publicação desta matéria – acesse por aqui e aproveite para ver logo abaixo uma versão ao vivo de “Smile”.
O post Disco perdido do Deftones vaza na internet após 18 anos apareceu primeiro em TMDQA!.
Gabriel von Borell




